Um sono perturbado afeta as suas atividades diárias?
Os distúrbios do sono englobam os distúrbios de iniciar e manter o sono, a sonolência excessiva, o horário sono-vigília e as disfunções associadas ao sono, fases do sono, ou despertares parciais.
Muitas pessoas com distúrbios de ansiedade têm dificuldade em dormir.
Quais são as causas e efeitos dos distúrbios do sono?
A perturbação do sono pode levar a um vasto potencial de consequências adversas para a saúde a curto e a longo prazo. As consequências a curto prazo incluem uma maior resposta ao stress, dor física, má qualidade de vida, angústia emocional e perturbações do humor, bem como défices cognitivos, de memória e de desempenho.
As consequências a longo prazo podem afetar a saúde geral em indivíduos de outro modo saudáveis.
É por isto que o profissional de saúde deve ser contactado se a perturbação do sono persistir. Ingerir substâncias estimulantes, como café, álcool ou nicotina ou fazer exercício antes de ir dormir, pode perturbar o sono.
Sintomas de ansiedade ligeira
A angústia emocional da ansiedade é frequentemente acompanhada por sintomas físicos, tais como transpiração, tonturas e falta de ar ou queixas somáticas mais generalizadas, tais como distúrbios de sono.
Mau humor
Quantas vezes já esteve de mau humor? Alguma vez pensou no que realmente significa "mau humor" e que características específicas tem este estado emocional? Antes de mais, vamos definir o que é "humor”.
Distúrbios do sono
Os distúrbios do sono estão entre os sintomas mais comuns em doentes com ansiedade e têm efeitos prejudiciais no dia-a-dia dos doentes e na sua qualidade de vida.
Problemas gastrointestinais
O humor e os distúrbios de ansiedade podem estar associados à doença do refluxo gastro esofágico (DRGE) sintomas relacionados como a regurgitação ácida ou azia.